Folha de S Paulo EUA analisam riscos do uso do Botox 12 02 2008

· 5 min read
Folha de S Paulo EUA analisam riscos do uso do Botox 12 02 2008

As reações adversas serão detalhadas, a seguir, ocorrem dentro dos primeiros dias após a injeção e, geralmente, são leves e transitórias. À semelhança de qualquer outra terapêutica, a boa indicação garante parte do sucesso do tratamento com a toxina botulínica. Caracteristicamente, esse problema ocorre após traumatismo craniano, lesões medulares ou congênitas, como no caso da paralisia cerebral, uma encefalopatia provocada pela falta de oxigenação na fase perinatal ou intraútero. O músculo se torna muito mais excitável, extremamente contraturado e contraído, o que provoca alteração dos movimentos e da postura. Quando aplicada em pontos específicos, pode haver elevação de alguns milímetros da sobrancelha. Este efeito é discreto, como deve ser, mas traz mais harmonia ao rosto.

Quais os benefícios da toxina botulínica?

A aplicação de toxina botulínica, ou Botox, como é popularmente chamado, é um procedimento estético procurado por muitas pessoas, que buscam mudar algo na sua aparência. Essa substância é utilizada também em tratamento de doenças como a microcefalia e espasmos musculares, sendo capaz de impedir a contração muscular.

Na dermatologia tem sido utilizado para tratamento de rugas de expressão, sorriso deprimido e para tratamento de hiperidrose12 palmar13 e ou axilar. Medicamente, o Botox é utilizado para tratar o estrabismo14, o blefaroespasmo15, o espasmo16 hemifacial, as distonias17 e espasticidades18 musculares, bem como condições urológicas como incontinência urinária19 ou bexiga20 hiperativa. O Botox também é utilizado para tratamento de crianças com problemas musculares, permitindo a elas terem um grau maior de flexibilidade muscular. A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas e atenuadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo, de modo que, não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos e estética da pele tais como, peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados.

Procedimentos – Toxina Botulínica

Muita gente nem sabe que isso existe; todo mundo atribui a toxina botulínica só como uma terapêutica para estética, e ainda assim, não tem um entendimento de como ela funciona. Tem gente que a confunde ainda com preenchimento e/ou que a pessoa vai ficar dura, sendo que não é isso; a toxina botulínica foi primeiramente desenvolvida para terapêuticas e depois foi descoberta para a parte estética. Sua duração está diretamente associada à quantidade de toxina liberada no organismo. Isso impede que essas causem a contração muscular, consequentemente ocorre uma paralisação ou enfraquecimento do movimento dos músculos. Rugas dinâmicas, são aquelas que ocorrem pelo movimento repetitivo dos músculos ao longo dos anos. É recomendado que para os que malham de maneira moderada, evitem praticar exercícios no mesmo dia da aplicação. A satisfação com o corpo contribui para o bem-estar, mas a preocupação com a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Neste artigo falamos um pouco sobre o tratamento com Botox, sobre como ele é feito e como se trata de um procedimento seguro. No passado, quando surgiu o tratamento com Botox, muitas mulheres de mais de 40 anos recorreram a ele.

Mitos e verdades sobre o botox: quais você já ouviu?

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode causar paralisia muscular. A toxina botulínica, como já foi dito, é sensível ao calor, portanto, realizar o tratamento com radiofrequência pode diminuir o efeito do botox, pois pode acelerar a absorção da substância. Cada paciente pode ter respostas variáveis, por isso não é possível afirmar com propriedade qual marca é a melhor. O importante é variar a aplicação e entender qual marca tem mais durabilidade na face. Mesmo assim, vale ressaltar que, quando o paciente faz aplicações periódicas de toxina da mesma marca, é interessante mudar para manter a sensibilidade à toxina e assim permanecer por mais tempo com seu efeito. Sim, porém o efeito do Botox não ocorrerá nas linhas de expressão já demarcadas, o tratamento pode amenizar muito, mas não é garantido que realmente elimine estas rugas.

Como a toxina age no organismo?

A toxina age anulando a contração dos músculos que puxam o braço a fim de que eles relaxem. Qual é a técnica de aplicação? Lúcia Helena Mercuri Granero – A técnica foi sendo aprimorada no decorrer dos anos.

Hoje, muitas mulheres mais jovens, ao perceberem os primeiros sinais de rugas e marcas de expressão, recorrem ao Botox pois ele auxilia na prevenção, ou seja, no aparecimento de novas rugas e também de marcas de expressão é claro. Como foi a primeira a vender no Brasil, as pessoas acabam usando como sinônimo. O resultado, como já é de se esperar, é a assimetria dos lábios e, em alguns casos, a dificuldade para falar e até mesmo comer. As informações contidas em nosso site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação.

MARCAS DISPONÍVEIS

Embora seja geralmente segura, a toxina botulínica pode ter efeitos colaterais e deve ser aplicada apenas por um profissional qualificado e experiente. Entretanto, a aplicação da toxina botulínica do tipo A pode ser considerada um procedimento ambulatorial, sem necessidade de anestesia local. A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados. A ausência de padronização metodológica para a definição dos efeitos adversos, tanto nos estudos randomizados como nos relatos de casos, foi uma importante limitação do presente estudo. A toxina botulínica tem várias utilizações em medicina, com uma grande utilização devido as suas propriedades terapêuticas e cosméticas de uso. As injeções com toxina botulínica são eficazes para muitos distúrbios clínicos, e também para procedimentos cosméticos em todo o mundo. A toxina botulínica na boca é aplicado com microagulhas sob anestesia local e o procedimento dura cerca de dez minutos. O procedimento não deve ser confundido com preenchimento labial, já que tem objetivo suavizar linhas de expressão e não provocar ganho de volume. Isso quer dizer que, em uma visão periférica, a ação muscular é a mais visível (não única, mas mais visível), mas em sistema nervoso central, a ação da toxina botulínica tem se mostrado um recurso terapêutico importante, sobretudo em dores neuropáticas e crônicas. Isso acontece porque, com o passar do tempo, perdemos colágeno tanto em quantidade como em qualidade, e essa substância é a principal responsável pela firmeza da pele.

A história da toxina botulínica

Mais que isso, a inserção da toxina corrigi imperfeições e reduz o impacto causado pelo tempo e pelo envelhecimento na pele.  Leia tudo sobre , é preciso seguir todas as recomendações passadas pela equipe médica (tanto para o pré, quanto para o pós-procedimento) e, se possível, saber de antemão quais são os seus potenciais alérgenos, e comunicá-los ao médico. Na medicina, as toxinas mais utilizadas são as do tipo A e a tipo B. Esse trabalho obedeceu às diretrizes metodológicas para realização de uma referência sistemática com meta-análise(6-7), estando de acordo com protocolo pré-determinado, baseado no manual Cochrane para revisões sistemáticas(8).

  • Quando aplicado em regiões inadequadas, o botox causa efeitos indesejados como face “engessada”, assimetria – lado diferente do outro, pálpebra caída, entre outros.
  • Esclareça as dúvidas referentes ao medicamento, recuperação e repouso, o que garantirá maior eficácia do procedimento.
  • Com cerca de 15 dias já é possível perceber a máxima do resultado da aplicação.
  • Sempre consulte seu médico com antecedência para discutir os riscos potenciais.
  • Efeito adverso do uso de toxina botulínica gerando problema na transmissão nervosa.
  • Os pacientes podem agendar consultas de injeção rápida conforme sua conveniência.

Quais os efeitos colaterais do botox a longo prazo?

Efeitos adversos graves após o uso cosmético da toxina botulínica incluem disfagia, fraqueza muscular e reações alérgicas. Disfagia e fraqueza muscular são sintomas comuns do botulismo.